Consagração das terras | Construção | Mantras | Estátuas | Trabalho artístico | A Terra Pura hoje | Site da Terra Pura

 

Estátuas na Terra Pura

A Terra Pura abrigará 62 estátuas, cada uma delas uma obra de arte.

A maestria artística dos escultores, pintores e entalhadores da Terra Pura de Padmasambava surge de uma concentração impressionante e da aspiração de manifestar a experiência visionária da meditação em elementos comuns tais como argila, madeira e pedra. Por meio de sua arte, nós também podemos ver as formas da Terra Pura e então transformá-las em luzes e cores brilhantes. Tudo parece surgir espontaneamente e os artistas não costumam consultar referências de desenhos.

Para elaborar as estátuas, os artistas se valem de processos desconhecidos de muitos ocidentais. Inicialmente, são montadas bases de madeira e elaboradas as formas básicas com fio de cobre. A seguir, é utilizada uma mistura de argila "marfim sem chamote" com fibras de algodão tipo cru, fino, com fibras longas, não trabalhadas quimicamente. Sobre cada camada de argila é colocada uma camada de fibras. Para homogeneização, a mistura é batida com um martelo. Esse processo é repetido diversas vezes.

Devido ao tamanho da peça, seria impossível transportá-la para um forno de secagem. O processo utilizado na Terra Pura permite que a escultura vá secando naturalmente no local onde será fixada, sem sofrer qualquer tipo de queima. Quando ocorrem rachaduras durante o processo de secagem, os artistas fazem o reparo quantas vezes forem necessárias, até que a peça se mantenha "quieta". As fibras de algodão funcionam como uma teia interna que evita quebras ou perda de grandes pedaços e lascas. Ou seja, a argila fica interligada com as fibras.

Nas fotos, diferentes fases da criação das estátuas.

Clique nas imagens para vê-las maiores.

001_statues
002_statues
003_statues
004_statues
005_statues
006_statues
007_statues
008_statues
009_statues
010_statues
011_statues
012_statues