Orgyen Tobgyal Rinpoche

Orgyen Tobgyal Rinpoche Orgyen Tobgyal Rinpoche nasceu em 1951 na região de Nangchen em Kham, no Tibete Oriental. Primogênito do 3º Neten Chokling Rinpoche e irmão mais velho de Khyentse Yeshe Rinpoche, Jamyang Gyaltsen e Dzigar Kongtrül Rinpoche, é conhecido como a reencarnação de Taksham Nuden Dorje, o descobridor da autobiografia da dakini Yeshe Tsogyal. No final da década de 50, deixou o Tibete e foi para o Sikkim com seus pais, onde viveu por alguns anos.

Após o parinirvana de seu pai, Rinpoche assumiu a direção do monastério Pema Ewam Chögar Gyurme Ling, em Bir e se responsabilizou pela criação da reencarnação de seu pai, o 4º Neten Chokling Rinpoche, ao qual investiu plena responsabilidade sobre o monastério em 2004.

Rinpoche também serviu a Khyabje Dilgo Khyentse Rinpoche por muitos anos e, com ele, veio pela primeira vez ao Ocidente. É famoso por ter uma memória impressionante e pela profundidade de seus conhecimentos, especialmente no campo das práticas, rituais e história do budismo Vajraiana. Entre 2004 a 2006, foi duas vezes ao Tibete para reconstruir o monastério de seu pai, o Neten Gön.

Orgyen Tobgyal Rinpoche é membro do Parlamento Tibetano da região de Kham, para o qual foi eleito pela primeira vez em 2000 e reeleito em 2005, sendo considerado um orador formidável. Rinpoche mora em Bir e ocasionalmente viaja para a Europa, Estados Unidos e Taiwan.