Lama Rigdzin Samdrub

Lama Rigdzin SamdrubLama Rigdzin Samdrub nasceu no Butão Oriental em 1958 e começou seu treinamento religioso aos oito anos de idade. Com 15 anos foi estudar com seu tio e também lama-raiz, Lama Sonam Zangpo, o mais elevado iogue do Butão que era também avô de Dzongsar Khyentse Rinpoche. Lama Sonam Zangpo lhe transmitiu os tantras da tradição Nyingma completos e o treinou nas Seis Iogas de Naropa. Recebeu ainda treinamento religioso, iniciações e transmissões extensas dos principais mestres das tradições Drugpa Kagyu e Nyingma, como S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche, S.S. Dudjom Rinpoche e o 16º Karmapa.

Em 1982, Lama Sonam Zangpo ordenou Lama Rigdzin como o responsável pelo antigo templo de Padma Lingpa de Urgyen Ling. Depois da morte de Lama Sonam Zangpo em 1984, ele completou dois retiros de três anos. De 1991 a 1996 acompanhou Dzongsar Khyentse Rinpoche em Bir, na Índia, ajudando-o a construir seu monastério e ensinando.

Foi nomeado por Dzongsar Khyentse Rinpoche como o lama responsável pelo monastério de Lama Sonam Zangpo. Ao regressar ao Butão, continuou seus treinamentos religiosos, recebendo mais ensinamentos nyingthig, de Dzogchen e de tsalung de Lama Serpo Rigdzin Palden, um dos detentores da linhagem de Adzom Drugpa.

Em 2005, Dzongsar Khyentse Rinpoche pediu a Lama Rigdzin que viesse para o Khadro Ling como lama responsável pelas atividades da consagração do Zangdog Palri. Desde então ele tem se dedicado completamente à tarefa, multiplicando vastamente as bênçãos da Terra Pura de Guru Rinpoche.