Terra Pura de Padmasambava

chagdud blessing

Segundo o budismo, todos trazemos em nós uma fonte inesgotável de compaixão e sabedoria. Tudo que precisamos fazer é nos conectarmos com nossa natureza essencial que está encoberta por emoções negativas e percepções errôneas. Existem inúmeras formas de restabelecermos esta conexão. Dentre elas estão a meditação, a oração, a recitação de mantras e também a construção de locais inspiradores.

Em Três Coroas, interior do Rio grande do Sul, está sendo erguido um desses locais. A réplica do reino celestial de Zangdog Palri (“Gloriosa Montanha Cor de Cobre”) traz da cultura tibetana símbolos de valores universais como a não-violência e a clareza interior. Zangdog Palri é a Terra Pura de Padmasambava, um reino que expressa o ambiente esplêndido surgido da mente iluminada.

Essa representação física e artística da Terra Pura fica no Khadro Ling, um centro budista que também conta com vários outros monumentos em estilo arquitetônico tibetano, bem como um templo que abriga sessões diárias de meditação, retiros e ensinamentos. Em março de 2009, começaremos a agendar visitas especiais para pessoas que tiverem interesse em aprender a respeito das estátuas e pinturas que ocupam os três andares da Terra Pura de Padmasambava.

Somente criando paz em nosso interior é possível conquistar a paz no mundo exterior. Os locais sagrados são poderosas formas de lembrar que carregamos em nós uma riqueza espiritual profunda. Fazer peregrinações a locais assim é realizar uma jornada interior em meio à paisagem de nossas próprias mentes.

dzongsar rinpoche and chagdud khadroPor que construir a Terra Pura de Padmasambava

Padmasambava manifestou a Terra Pura de Zangdog Palri (Gloriosa Montanha Cor de Cobre) depois de deixar nossa terra. Seu palácio celestial, Padma Od (Luz de Lótus) marca o centro da Terra Pura. A aspiração suprema de Chagdud Rinpoche, durante sua vida, foi construir uma réplica do Palácio de Padmasambava no Khadro Ling, um processo longo que está próximo de sua conclusão.

A construção de uma estrutura tão elaborada e incomum é feita para inspirar aqueles que a vêem ou que se lembrem dela, e para ressaltar nossa própria riqueza de potencial interior. A Terra Pura representa a manifestação gloriosa da mente iluminada como um ambiente puro e semelhante a uma jóia. Como o mestre budista Dzongsar Khyentse Rinpoche disse, “a essência de Padmasambava é a mesma essência de nossa mente e coração”.

Devido à raridade da construção e às cerimônias extensas envolvidas na elaboração de uma réplica de Zangdog Palri, a Terra Pura de Padmasambava também se tornará um local de herança histórica e cultural. A arquitetura deste Zangdog Palri é baseada em uma réplica muito bela localizada em Kongpo, no Tibete. Nenhuma outra Terra Pura de Padmasambava no Ocidente foi construída tão completamente no estilo tradicional.

Os três andares têm muitas estátuas e pinturas que representam os habitantes iluminados do palácio celestial. Cada estátua é preenchida com rolos de mantras e incenso em pó, o que confere uma potência consagrada às imagens. A imagem de Guru Padmasambava, cercada de várias estátuas que representam suas emanações, preenchem o primeiro andar, cuja área de 120 metros quadrados permite a realização de cerimônias com a presença de até sessenta pessoas sentadas. A imagem principal no segundo andar é o Bodisatva Tcherenzig, também conhecido como o Senhor da Compaixão. O terceiro andar tem uma imagem do Buda Amitaba, que foi concluída por Chagdud Rinpoche alguns dias antes de ele morrer.

Com o passar do tempo, materiais educativos serão desenvolvidos para explicar o significado dessas imagens.

 

terra puraComo nasceu o projeto

Tanto o Khadro Ling quanto a Terra Pura de Padmasambava nasceram da aspiração de S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche, um mestre de meditação do Budismo Tibetano. Rinpoche trouxe aos Estados Unidos e à América Latina ensinamentos espirituais extremamente raros e profundos, totalmente desconhecidos no Ocidente até poucas décadas atrás. Através de uma rede de centros e ordenando professores ocidentais, ele tornou esses ensinamentos disponíveis e acessíveis a comunidades ainda em expansão nos Estados Unidos, América Latina, Europa e Austrália.

Erguer a Terra Pura de Padmasambava foi seu último desejo e seu último grande projeto antes de morrer em 2002. Ele já havia começado a pesquisar os traços específicos da arquitetura e havia completado a estátua do Buda Amitaba, que agora ocupa o terceiro andar da Terra Pura. Após o falecimento de Chagdud Rinpoche, o projeto passou a ser coordenado por Chagdud Khadro, sua viúva e atual diretora espiritual do Chagdud Gonpa na América Latina.O Zangdog Palri foi criado por meio da generosidade dos alunos de Chagdud Rinpoche, da orientação de lamas sapientes e pelo empenho irrestrito dos artistas. Todos que testemunharam seu progresso impressionante desde 2003 irão se alegrar com a proximidade da conclusão.

guru rinpoche lamas e artistasArtistas e lamas envolvidos

Uma equipe multicultural de artistas e dedicados praticantes budistas são responsáveis pela execução das pinturas e esculturas. À frente do time estão cinco butaneses e dois nepaleses treinados formalmente nesse tipo de arte. Após décadas de estudo e prática em mosteiros e centros budistas no Oriente, eles aceitaram o convite da Organização Chagdud Gonpa Brasil e se estabeleceram no Brasil ao longo dos anos necessários para completar o trabalho.

Segundo eles, a dedicação dos brasileiros e o trabalho que está sendo executado aqui é similar às centenas de outras obras nas quais participaram no Butão, Nepal, Índia e Tibete.